O escotismo

Baden-Powell escreveu no periódico The Scouter algumas palavras para pensarmos.

O objetivo é fazer de nossa raça uma nação de trabalhadores energéticos e capazes, bons cidadãos, seja para a vida na Inglaterra ou ultramar.O melhor princípio para este fim é conseguir com que os jovens aprendam por eles mesmos dando-lhes um currículo atraente, em lugar de martelá-los com alguma forma de instrução de "moer os ossos". Temos de lembrar que a maioria dos jovens estão cansados com horas de escola ou seminário, e o nosso treinamento deve, portanto, ser em forma de recreação e ao ar livre sempre que possível. Esse é o objetivo de nossos distintivos e jogos, nossos exemplos e padrões.
Se você ler do princípio ao fim o Scouting for Boys mais uma vez, com o Grande Objetivo diante de você, verá o significado mais claramente. E o grande objetivo significa não só a prática de "contribuir e fazer" com seus próprios dirigentes, mas também com outras organizações que trabalham no mesmo sentido.Em um grande movimento para um grande objetivo não há lugar para pequenos esforços pessoais, temos que afundar idéias menores e nos abraçar em uma grande associação para lidar efetivamente com o todo. Nós Escoteiros somos jogadores de um mesmo time com a Boys's Brigade (Brigada de Jovens), Church Lads (Rapazes da Igreja), YMCA (Young Man Chisthian Association – Associação Cristã de Moços), Departamento de Educação e outros.
Cooperação é o único modo de se obter sucesso.

Maio de 1910.

Desta maneira, da forma descrita por B.P que o escotismo cresceu no seu início, os jovens que por este método passaram foram Presidentes, grandes empresários e pessoas de destaque em sua comunidade e nação.
O escotismo transcende o tempo, o espaço, as culturas e as religiões se fazendo um grande e verdadeiro elo entre os homens.

Um comentário: