Neo Escotismo

Baden-Powell o fundador, criador e maior defensor do escotismo durante todos os anos do escotismo, nunca quis sua idéia deturpada pelos modismos que deterioravam a sociedade, os quais ele combatia em seus escritos, exemplos e ações como podemos ver em um artigo do The Scouter.


”Noto que muitas vezes é o caso entre Chefes no que diz respeito ao Escotismo ou aos Jovens. Eles efetuam o treinamento em linhas próprias, que foram originalmente fundamentadas no livro, e em muitos casos melhorias encontradas nele, mas por vezes o abandonaram gradualmente, e isto queremos evitar. Gostaria de solicitar aos Chefes que lessem o livro ocasionalmente, digamos, uma vez por ano?

Eu sugiro o Dia de São Jorge, que é fácil de lembrar, ele é tido como o patrono dos Escoteiros. Acredito que seria bastante útil para os Chefes Escoteiros e para a causa se anualmente lessem nosso manual, especialmente a Lei Escoteira e sua aplicação, de modo a assegurar que o espírito correto seja impregnado nos jovens.

Abril de 1913”

O que vimos no escotismo durante todos estes anos de vida?

No que pude ver, muitas associações criando, modificando e inventando coisas ao seu bel prazer, alterando as bases morais pela simples divergência de interpretação. Podemos ver isso bem nas leis escoteiras, que já em 1911 nos US, transformaram as 9 leis em 12.

O próprio Baden-Powell acompanhou algumas mudanças aumentando e diminuindo o número de leis, mas nos seus últimos dias relatou em uma conversa com um jornalista. “- Gostaria de ver o escotismo como no inicio do século, puro e sem tantas versões e alterações, criei um movimento simples que muitos os estão deturpando, não gosto do que vejo.”

O Neo-escotismo é um escotismo que diz que está moderno, mas não tem mais atrativo aos jovens, roupas comuns, atividades que todos podem praticar sem ter o ônus de seguir um código de conduta rígido.

O uniforme foi abandonado com um discurso de acessibilidade, medida a qual se mostrou sem eficácia, pois as alternativas apresentadas se mostraram tanto ou mais onerosas que o uniforme tradicional. Os jovens ainda se atraem pelas fardas e uniformes, conforme foi mostrado pelos pedagogos do DARE America quando pesquisavam o melhor profissional para aplicar seu programa de prevenção.

Sob uma bandeira de segurança e zelo envolvem seus jovens em uma redoma de cuidados excessivos levando a uma juventude cheia de manhas e desejos egoístas.

Deixaram o sistema de conquista de etapas criado pelo fundador para levar os jovens a uma crença de que pouco valem as conquistas, pois foram incapazes de compreender e vivenciar a grande ferramenta que ela significa.

Deixam Deus como uma parte latente do método, confundem crença com Deus e aceitam pessoas sem ligação com o Pai como iguais, mesmo tendo o fundador deixado claro que sem Deus não há escotismo.

Com todas estas deturpações, hoje estas associações estão com o efetivo em queda, não atraindo mais os jovens e repelindo os adultos que já integram suas fileiras.

Até quando vamos modificar as criações quase perfeitas de grandes homens, para podermos, por questões de vaidade, colocarmos nosso nome na história.

Um comentário:

  1. Apesar de este artigo de alguns anos atrás, parece-nos ser tão atual e realista quanto hoje ou amanhã.Que bom encontrarmos alguém que tenha idéias e pensamentos parecidos conosco.Ficamos felizes com isso.Vale a pena prosseguir nesse Ideal que o verdadeiro Escotismo(Escoteirismo) nos favorece.Um forte abraço fraternal.

    ResponderExcluir