As associações escoteiras



Sabemos o que o escotismo é um movimento de jovens idealizado por Baden-Powell, um General Inglês que possuía grande conhecimento educacional e uma grande base familiar e que não ficou parado ao ver a juventude de seu país decadente jogada aos vícios da vida moderna.


Depois do impressionante crescimento do escotismo em seus anos iniciais, através das inúmeras tropas que surgiam por toda Inglaterra e em outros países, Baden-Powell viu que estas patrulhas se uniam e viravam tropas, ele viu as tropas se ligarem a outras formando grupos e grupos se transformando em grupos com diversas rotulações, como escoteiros católicos, protestantes e outras infindas denominações.

Baden-Powell reconheceu em todo o mundo várias organizações, não apoiou, mas também não recriminou as associações independentes. Enquanto estava vivo, os Jamborees mundiais congregavam diversas associações. No Brasil reconheceu várias associações e até grupos escoteiros, podemos citar o Grupo Escoteiro da Light em São Paulo. Sugeriu que as associações se unissem para um trabalho mais coeso, o que foi feito prontamente, algumas não aceitaram e continuaram a trabalhar de forma independente.

Por saber da força dos jovens nesta época militar, a União foi absorvida pelo estado e passou a compor a Juventude Getulista o que fez a cultura monocrática adentrar as entranhas da União.

Com a reabertura do País muitos dos paradigmas continuaram, apesar da CF 88, chamada de constituição cidadã devolver a liberdade dos Brasileiros. Muitas associações continuaram a ser autocráticas, mas com o trabalho de muitos os direitos e garantias traçadas em todas as convenções mundiais e nas leis brasileiras começam a retornar.

Com a liberdade vem também a responsabilidade, competitividade e a competência, que são cobradas por todos, no mundo liberal sobrevive aquele que se adaptar e corresponder aos anseios da sua clientela, lembremos que antigamente comprávamos roupas na SEARS pois era o único lugar, hoje temos Renner, C&A e etc.

A liberdade nos trouxe opções, assim também é no escotismo da atualidade, várias associações disputam o mercado, algumas associações mais antigas experimentam a queda de seus efetivos de forma vertiginosa e outras um crescimento exponencial.

Podemos hoje escolher onde queremos praticar o escotismo, que uniforme usar e aonde quero me filiar. Cabe a cada associação traçar e definir sua identidade, o escotismo por trás continua sendo aquele inspirado por B.P mas com a cara de cada associação local, nacional e internacional.

Hoje você ao procurar um grupo escoteiro pode fazer como faz ao escolher uma escola, ou um curso para seus filhos. Que seja FET, UEB, AEBP, FBB, MD ou outra forma de escotismo, veja o custo beneficio e que valores quero para meu filho.

Vivamos a liberdade e pratiquemos escotismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário