Perigo em curso d’água

Eu pessoalmente tenho um cuidado maior em atividades que tenham água perto, um escoteiro sênior de um antigo grupo meu foi vitima da negligência de um chefe de outra associação. E acompanhei o sofrimento da família de 3 outros que foram pegos por uma tromba d’água. Por esta precaução nunca tivemos nenhum incidente ou acidente em água com a minha presença.
Sempre falamos muito de segurança em atividades aquáticas, em como montar o esquema de segurança, as regras gerais e poucas vezes vemos dar a devida atenção em mudanças bruscas da normalidade em cursos de água.
Nesse período de chuva, temos que nos atentar muito a estas mudanças. A maioria dos lugares de acampamento é servido por cursos de água, onde em vários momentos do acampamento nos utilizamos para serviço e atividades. O curso d’agua tem que ser bem conhecidos e interpretados.
Hoje vou me atentar a um fato até corriqueiro em cursos d’agua que é a elevação rápida do nível de água.
Mas o que devemos observar antes de tudo:
- Primeiro pergunte aos freqüentadores ou moradores sobre estas ocorrências;
- Observe as beiras e note os capins e árvores caídas no sentido do curso, elas podem indicar a altura que a água pode alcançar.
- Se possível cheque a topografia do curso, quanto mais acentuado maior a probabilidade;
Durante a atividade observe.
- Se ocorrer chuva na parte alta do curso não use para banho e ao se aproximar procure ter segurança e local fácil para sair.
- Nunca deixe ninguém sozinho á beira dos cursos de água.
- Mantenha sempre cordas e se possível bóia de arremesso próximo.
Lembre-se de em atividades escoteiras:
- No mar, escoteiros vão até a água normal bater nos joelhos;
- No rio com pouca correnteza até a cintura;
- Em lagos até a linha baixa do peito.
Ensine todos a nadar e use muito o senso crítico e os cuidados em atividades com água.
Segue um vídeo que mostra uma situação real, recebi por e-mail e agora uso para ilustrar. Pessoas que se impressionam fácil não devem assistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário