Missão no Escotismo

Sabemos que o escotismo é um método e assim sendo um meio de se chegar a algum objetivo, muitos confundem esse método (meio) com um produto (fim) e por essas coisas erram e nem se quer conseguem aplicar o escotismo da forma correta.
Sendo um meio criado por um Cristão, filho de pastor e com uma vida pautada nas leis de Deus e do Império Inglês cresceu da forma que já conhecemos, tomando conta do mundo e sendo uns dos movimentos mais acreditados no mundo.
Ao lermos as obras de BP vemos claramente que o mesmo traduziu para um mundo que caminhava para a modernidade as obras de Deus. O seu conhecimento de Deus era tão claro que o mesmo não se furtava em falar disso.
Podemos relembrar algumas passagens clássicas, como  quando perguntaram sobre a religião no escotismo e Baden-Powell usou as palavras de Jesus e disse: Religião é coisa simples, temer a teu deus e amar ao próximo. Este teu deus alguns tentam distorcer e falar que Baden-Powell aceitava e defendia todas as religiões, um grande erro,pois sendo um Cristão sabe que Deus é só um e se alguém realmente o buscar chegará a Deus. Veja Mt 22:37-39.
Outra passagem a qual podemos ver claramente é um artigo de B.-P o qual ele exorta a todos os escoteiros quando estiverem em situação de dificuldade lembrasse e agisse como Jesus Cristo. Lembrando que Paulo nos conclamava a sermos seus imitadores como ele imitava a Cristo. I Cor 11:1
Poderia pegar várias outras citações de B.-P, como as 9 leis, a boa ação diária e etc, mostrar ponto a ponto, mas o que temos que ter em nossas mentes é o nosso real objetivo, usemos o que B.-P falou:
“...E o grande objetivo significa não só a prática de "contribuir e fazer" com seus próprios dirigentes, mas também com outras organizações que trabalham no mesmo sentido.Em um grande movimento para um grande objetivo não há lugar para pequenos esforços pessoais, temos que afundar idéias menores e nos abraçar em um grande “combinado” para lidar efetivamente com o todo. Nós Escoteiros somos jogadores de um mesmo time com a Boys's Brigade (Brigada de Jovens), Church Lads (Rapazes da Igreja), YMCA (Young Man Chisthian Association – Associação Cristã de Moços), Departamento de Educação e outros.
Cooperação é o único modo de se obter sucesso.”
Maio de 1910.
Então está claro nas ações e nos escritos de Baden-Powell que o seu intuito era melhorar o mundo não fazendo o trabalho de outras instituições, mas auxiliá-los na grande seara.
Assuma sua missão no escotismo, contribua com outras instituições através do método, não seja um fim, mas um meio de se alcançar os objetivos.

P.S – temos o escotismo como um chamado de Deus, uma missão para com a Pátria e vamos continuar a lutar pelo escotismo apesar de alguns membros da direção UEB estarem se mostrando como pessoas de má fé. Agindo de forma imoral, inconstitucional e não escoteira. Os ataques só nos fortalecem e no final venceremos. Temos um ideal não uma fonte de status.

Nenhum comentário:

Postar um comentário