Visão e Missão da FET

Depois de pedidos de alguns seguidores posto hoje a missão e a visão da Federação a qual faço parte.
Visão


Visão e Missão


A FET surgiu para resgatar o escotismo nos seus moldes originais, sem desprezar os avanços das ciências, aproveitando assim o conhecimento tecnológico moderno sem perder os valores basilares escoteiros.

A FET acredita que através das atividades centenárias escoteiras, aplicadas de uma maneira lúdica e progressiva podemos alcançar todos os objetivos educacionais propostos pelo Fundador: Formar bons cidadãos ativos em suas comunidades com o vigor da juventude.

A FET não é adepta aos criacionismos no que diz respeito ao método escoteiro, adequando a forma tradicional às ferramentas modernas.

Missão

A Missão da FET é conservar vivo o escotismo tradicional e o levar a posição de principal movimento juvenil Brasileiro, sem deturpações ou criações de métodos, utilizando exclusivamente o escotismo como meio de melhoria da sociedade.

Tem o objetivo de congregar todos os escoteiros e grupos escoteiros que se identifiquem com a nossa visão e que se submetam mutuamente às regras estabelecidas pelos órgãos competentes.

O Escotismo Tradicional

O Escotismo tradicional se baseia nos escritos originais do fundador, que por seu grande conhecimento e vivência conseguiu agregar fundamentos pedagógicos e filosóficos, colocando-os em um método conhecido como Método Escoteiro ou puramente Escotismo.

O Escotismo tradicional mantém sua imagem, a qual faz parte da cultura mundial, com seus membros utilizando uniformes no padrão militar, com adornos tipicamente escoteiros como o lenço e seus distintivos próprios, atraindo o jovem a um mundo de conquistas e desafios.

Os tradicionais acreditam no sistema de conquista de etapas, onde o jovem é estimulado a transpor uma série de desafios a ele apresentado, e como reconhecimento da sua superação lhe é conferido uma série de distintivos que reconhecem o esforço, esforço esse que foi adequado as suas condições, sociais, físicas, intelectuais e espirituais.

Mesmo sendo tradicionais, os escoteiros não deixam de utilizar tudo que a tecnologia lhes confere, desde que essa venha para o crescimento, pois o bom escoteiro é forjado em meio à natureza da forma mais pura e rústica possível.

Queremos assim nos ligar mais diretamente, e puramente, com nossos antepassados que fizeram a história e contribuíram para a formação das bases morais de pessoas, povos e nações.

O passado

Analisando nosso passado, vimos que muitas coisas mudaram de lá para cá, algumas mudanças necessárias para nosso crescimento e outras em detrimento aos princípios morais e sociais.

No passado, buscamos compreender de onde viemos, quem foram e o que fizeram as pessoas que hoje são os ícones da nossa sociedade, e nestes, nos espelharmos.

O escotismo possui muitas e grandes figuras a serem reconhecidas e levadas em consideração nas atuais ações, suas maneiras de trabalhar e seu legado de conhecimento que para nós foi deixado, como livros, artigos, imagens e principalmente o exemplo, mantendo o mais intacto possível as boas experiências e símbolos.

Os tradicionais buscam suas bases no passado sem perder o foco no futuro.

O futuro

Os escoteiros tradicionais se preparam para o futuro guardando os ensinamentos do passado, mantendo as tradições e símbolos, levando às novas gerações o reconhecimento e os valores eternos dos escoteiros.

Neste futuro, os escoteiros estarão bem mais preparados por terem vivenciado muito das coisas que os antepassados viveram, terão agregados valores em seu íntimo, e por ter conhecimento destes valores, irão retransmitir às futuras gerações contribuindo assim com uma sociedade com valores fortes e identidade clara.

O que é a FET?

É a união das pessoas que se identificam com:

1. Um sistema de progressão contínuo, que inicia no momento que se entra no jogo até o ultimo dia. As etapas fazem parte da vida tanto dos castores, como dos lobos, juniores, seniores, pioneiros e chefes e é através dos desafios apresentados em cada etapa que vamos moldando cada parte do nosso ser.

2. As conquistas serão reconhecidas por distintivos, insígnias e sinais, que após o comprovado esforço para a conquista será concedido. Mas não são simples distintivos eles trazem uma carga de simbolismo grande e nos liga a todos os outros escoteiros no passar dos tempos.

3. Utilizam o mesmo uniforme, sendo aceitas pequenas variações no estilo e corte para que este responda a seu papel funcional de ser não só uma vestimenta, mas uma ferramenta.

4. Que procuram de uma forma ordenada e dentro dos órgãos competentes aprimorar o escotismo fazendo que os conhecimentos tecnológicos alcancem a todos sem perder a essência de vida rústica e natural.

5. Que acreditam que o movimento escoteiro é completo e através do incessante estudo dos escritos escoteiros a fim de compreender de forma plena o método escoteiro, não sendo inventores e sim inovadores.

O que procuram:

1. Trabalhar por uma causa e não por uma associação simplesmente, pois sabemos que o escotismo não tem fronteiras nem limites;

2. Difundir o conhecimento adquirido, pois sabem que é através disso que vamos crescer;

3. Defender as tradições, reconhecendo o trabalho de todos que puderam contribuir com o mundo de hoje;

4. Lutar pelos valores escoteiros independente dos problemas que possam advir, pois sabemos que no final serão reconhecidos.

5. Manter um clima de tolerância, mas não de aceitação das condutas desviantes negativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário