Barreiras para o Bom Escotista



Os escotistas são voluntários no movimento escoteiro, são pessoas que dedicam boa parte de suas horas vagas a aprender e ensinar nossos jovens, hoje temos uma grande dificuldade na formação destes educadores.


A dificuldade se encontra de início na forma das pessoas se portarem hoje diante das situações, desde novos somos levados a algumas certezas, que não devem ser alteradas, sabemos que os princípios morais não se alteram, mas daí as formas de vermos o mundo tem que ser constantemente alteradas, novas descobertas nos fazem ver o mundo com os horizontes mais distantes, muitas descobertas já foram feita as dezenas até centenas de anos, mas como alguns de nós vivemos em nossas ilhas individuais não tomamos conhecimento.

Outra grande dificuldade é a falta de fé em algumas coisas que nos são apresentadas trazemos uma bagagem grande de vida e esta vida nos trouxe vários paradigmas que são de difícil modificação. Não acreditamos muitas vezes que outras pessoas nas mesmas situações que nós, tiveram idéias e comportamentos melhores que os nossos, por isso dizemos que isso não vai dar certo. Quantas vezes ouvimos isso em nossas vidas, e sempre que escutamos uma parte dessa frase fica em nossas mentes como palavras que ecoam.

Mas a maior dificuldade é a vaidade de cada um, a dificuldade que temos de assumir que estamos errados e a vontade de fazermos algo meritório e que todos possam nos reconhecer. O ser humano quer deixar sua marca na história e fazer com que o mundo mude, mesmo não se preocupando muitas vezes se a mudança é para o bem ou para o mal.

Então para começarmos a crescer temos que eliminar estes três principais entraves.

Primeiro a releitura do ambiente que nos certa tem que ser diária, posso até dizer a cada minuto, pois a cada minuto temos mais informações para analisar as antigas situações e superar as que estão por vir. Hoje com o acesso em massa da informação não podemos nos furtar de aprender as várias interpretações do mundo, em um acesso à internet no “Google” podemos ter milhares de citações e formas de ver a mesma coisa, daí podemos ver que não somos os donos da verdade, mas sim os construtores da nossa verdade que pode ser mais um tópico na pesquisa do Google.

Com relação a fé, quando me refiro a fé digo em acreditar em algo que foi pensado e traçado por alguém que fez uma leitura, temos que primeiro experimentar aquela visão, participar e compartilhar de tudo que foi traçado, para só depois colocarmos as nossas impressões, modificarmos ou até abandonarmos a causa.

E o maior desafio de todos é controlar nossa vaidade. O ser humano é pura vaidade e ela se não estiver sob controle deixa de ser a força motriz e vira a força destruidora. Vamos deixar nossa marca se tivermos calma, tranqüilidade e determinação, aqueles que muito brigam em um primeiro momento e depois deixam de lado as lutas são as pessoas mais vaidosas, pois a vaidade é qualidade de fracos.

Então temos que aprender a desaprender, ter fé na visão dada por Deus aos outros antes de nós e por ultimo controlar nossa vaidade e trabalharmos em prol do que acreditamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário