Só para escotistas...


Meus irmãos,
Vejo muitos chefes com vários problemas em seus grupos e com meu conhecimento diagnostiquei grosseiramente o problema.
TÃO QUERENDO FAZER DO SEU JEITO E NÃO DO JEITO DO ESCOTISMO.
Meus amigos o escotismo é um pacote pronto, adequável sim, mas não modificável.
Todos são voluntários e temos q tratar com amor e paciência, não com permissividade. Quando digo permissividade é deixar que alguém, não importa a graduação ou função faça algo que vá contra o escotismo.
Se alguém acredita que pode mudar o escotismo então faça e dê outro nome.
No ESCOTISMO TRADICIONAL temos basicamente:
Cumprir nossos deveres para com Deus, Pátria e Próximo.
DEVERES PARA COM DEUS - Amar a Deus e seguir da melhor forma que pode, se não consegue ao menos não coloque em risco o trabalho do escotismo, não ficar de maldade, e soberba com os menos "conhecedores", lembre-se Jesus era chamado de Rabi não pelo título dado a ele e sim por ser sábio.
DEVERES PARA COM A PÁTRIA - Grupo Escoteiro Tradicional não é para ficar guardado na sede não, tem q se envolver com a comunidade mostrar que existe. Se colocar em posição de ponta nas questões sociais.
DEVERES PARA COM O PRÓXIMO - Temos que amar ao próximo, fazer pelo próximo e não esperar que eles façam para nós. Temos que respeitar os outros, querer bem, esforce ao menos pelos que nos cercam.
Vamos a uma coisa que está clara, mas pessoas ainda insistem em dizer q não.
CHEFE NÃO É O CENTRO DO GRUPO.
Chefe é facilitador da realização dos meninos, vejo adultos reclamando que o grupo não vai bem, porque ele só vê o seu lado. Ele "Ask for boys", pergunta aos meninos, só por perguntar, ele não se envolve, não realiza o sonho de seus meninos, não consegue sonhar como uma criança. Fica podando as ações com medo de perder seu brilho.
Chefe se seus escoteiros estão fazendo algo é porque você os inspirou. Não tenha medo, as ações deles é fruto do seu esforço.
Uma coisa que poucos conseguem entender:
GRADUAÇÃO NÃO É PODER.
Não se escore na sua posição ou no seu distintivo, competente é aquele que tem o conhecimento sim, mas não só isto é quem sabe usar este conhecimento.
Baden-Powell quando criou distintivos ele quis estimular sim a conquista, as provas, mas estes distintivos não eram absolutos, tanto que ele fez o maior distintivo de um chefe de um colar reutilizado, reciclado. O escotismo é mais de simbolismos do que ciências concretas.
Então não procure somente as graduações como chefe, pois ela por ela de nada vale. Procure o conhecimento, pois este é eterno e pode ser passado às próximas gerações.
E para não delongar muito, pois temos muito que falar nestes tópicos.
A FEDERAÇÃO QUEM FAZ É VOCÊ.
Vimos há pouco e ainda veremos pessoas que, simplesmente irão utilizar o que já fizemos, não irão acrescentar nem um ponto e ainda vão falar que era pouco e ruim, que em outro lugar é melhor e sorrateiramente irão debandar.
Eu aprendi com os anos de vida escoteira a fazer por mim e a esperar pouco dos outros, a fazer muito pelos outros e não receber o valor, essa é vida.
COMPROMETA-SE COM A FEDERAÇÃO, pergunte: - Em que posso ser útil?
Seja honrado o bastante e não debande de lado no meio de uma luta, encerre a batalha e daí siga, não seja um rato. Eu mesmo já fui levado a querer abandonar a Federação e não tiveram bons resultados, nem para mim nem para os demais que nos seguiam.
Defender uma bandeira e abandonar a causa sem lutar reflete sua moral fraca, dê o que for necessário, mas fique até o fim. Pois só assim você terá o reconhecimento de seus escoteiros e escotistas um dia.
Pense chefe o que você quer?
SERVIR PELO ESCOTISMO OU SER SERVIDO PELOS ESCOTEIROS

Nenhum comentário:

Postar um comentário