Eu pessoalmente tenho um cuidado maior em atividades que tenham água perto, um escoteiro sênior de um antigo grupo meu foi vitima da negligência de um chefe de outra associação. E acompanhei o sofrimento da família de 3 outros que foram pegos por uma tromba d’água. Por esta precaução nunca tivemos nenhum incidente ou acidente em água com a minha presença.
Sempre falamos muito de segurança em atividades aquáticas, em como montar o esquema de segurança, as regras gerais e poucas vezes vemos dar a devida atenção em mudanças bruscas da normalidade em cursos de água.
Nesse período de chuva, temos que nos atentar muito a estas mudanças. A maioria dos lugares de acampamento é servido por cursos de água, onde em vários momentos do acampamento nos utilizamos para serviço e atividades. O curso d’agua tem que ser bem conhecidos e interpretados.
Hoje vou me atentar a um fato até corriqueiro em cursos d’agua que é a elevação rápida do nível de água.
Mas o que devemos observar antes de tudo:
- Primeiro pergunte aos freqüentadores ou moradores sobre estas ocorrências;
- Observe as beiras e note os capins e árvores caídas no sentido do curso, elas podem indicar a altura que a água pode alcançar.
- Se possível cheque a topografia do curso, quanto mais acentuado maior a probabilidade;
Durante a atividade observe.
- Se ocorrer chuva na parte alta do curso não use para banho e ao se aproximar procure ter segurança e local fácil para sair.
- Nunca deixe ninguém sozinho á beira dos cursos de água.
- Mantenha sempre cordas e se possível bóia de arremesso próximo.
Lembre-se de em atividades escoteiras:
- No mar, escoteiros vão até a água normal bater nos joelhos;
- No rio com pouca correnteza até a cintura;
- Em lagos até a linha baixa do peito.
Ensine todos a nadar e use muito o senso crítico e os cuidados em atividades com água.
Segue um vídeo que mostra uma situação real, recebi por e-mail e agora uso para ilustrar. Pessoas que se impressionam fácil não devem assistir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário