As associações escoteiras



Sabemos o que o escotismo é um movimento de jovens idealizado por Baden-Powell, um General Inglês que possuía grande conhecimento educacional e uma grande base familiar e que não ficou parado ao ver a juventude de seu país decadente jogada aos vícios da vida moderna.


Depois do impressionante crescimento do escotismo em seus anos iniciais, através das inúmeras tropas que surgiam por toda Inglaterra e em outros países, Baden-Powell viu que estas patrulhas se uniam e viravam tropas, ele viu as tropas se ligarem a outras formando grupos e grupos se transformando em grupos com diversas rotulações, como escoteiros católicos, protestantes e outras infindas denominações.

Baden-Powell reconheceu em todo o mundo várias organizações, não apoiou, mas também não recriminou as associações independentes. Enquanto estava vivo, os Jamborees mundiais congregavam diversas associações. No Brasil reconheceu várias associações e até grupos escoteiros, podemos citar o Grupo Escoteiro da Light em São Paulo. Sugeriu que as associações se unissem para um trabalho mais coeso, o que foi feito prontamente, algumas não aceitaram e continuaram a trabalhar de forma independente.

Por saber da força dos jovens nesta época militar, a União foi absorvida pelo estado e passou a compor a Juventude Getulista o que fez a cultura monocrática adentrar as entranhas da União.

Com a reabertura do País muitos dos paradigmas continuaram, apesar da CF 88, chamada de constituição cidadã devolver a liberdade dos Brasileiros. Muitas associações continuaram a ser autocráticas, mas com o trabalho de muitos os direitos e garantias traçadas em todas as convenções mundiais e nas leis brasileiras começam a retornar.

Com a liberdade vem também a responsabilidade, competitividade e a competência, que são cobradas por todos, no mundo liberal sobrevive aquele que se adaptar e corresponder aos anseios da sua clientela, lembremos que antigamente comprávamos roupas na SEARS pois era o único lugar, hoje temos Renner, C&A e etc.

A liberdade nos trouxe opções, assim também é no escotismo da atualidade, várias associações disputam o mercado, algumas associações mais antigas experimentam a queda de seus efetivos de forma vertiginosa e outras um crescimento exponencial.

Podemos hoje escolher onde queremos praticar o escotismo, que uniforme usar e aonde quero me filiar. Cabe a cada associação traçar e definir sua identidade, o escotismo por trás continua sendo aquele inspirado por B.P mas com a cara de cada associação local, nacional e internacional.

Hoje você ao procurar um grupo escoteiro pode fazer como faz ao escolher uma escola, ou um curso para seus filhos. Que seja FET, UEB, AEBP, FBB, MD ou outra forma de escotismo, veja o custo beneficio e que valores quero para meu filho.

Vivamos a liberdade e pratiquemos escotismo.

Neo Escotismo

Baden-Powell o fundador, criador e maior defensor do escotismo durante todos os anos do escotismo, nunca quis sua idéia deturpada pelos modismos que deterioravam a sociedade, os quais ele combatia em seus escritos, exemplos e ações como podemos ver em um artigo do The Scouter.


”Noto que muitas vezes é o caso entre Chefes no que diz respeito ao Escotismo ou aos Jovens. Eles efetuam o treinamento em linhas próprias, que foram originalmente fundamentadas no livro, e em muitos casos melhorias encontradas nele, mas por vezes o abandonaram gradualmente, e isto queremos evitar. Gostaria de solicitar aos Chefes que lessem o livro ocasionalmente, digamos, uma vez por ano?

Eu sugiro o Dia de São Jorge, que é fácil de lembrar, ele é tido como o patrono dos Escoteiros. Acredito que seria bastante útil para os Chefes Escoteiros e para a causa se anualmente lessem nosso manual, especialmente a Lei Escoteira e sua aplicação, de modo a assegurar que o espírito correto seja impregnado nos jovens.

Abril de 1913”

O que vimos no escotismo durante todos estes anos de vida?

No que pude ver, muitas associações criando, modificando e inventando coisas ao seu bel prazer, alterando as bases morais pela simples divergência de interpretação. Podemos ver isso bem nas leis escoteiras, que já em 1911 nos US, transformaram as 9 leis em 12.

O próprio Baden-Powell acompanhou algumas mudanças aumentando e diminuindo o número de leis, mas nos seus últimos dias relatou em uma conversa com um jornalista. “- Gostaria de ver o escotismo como no inicio do século, puro e sem tantas versões e alterações, criei um movimento simples que muitos os estão deturpando, não gosto do que vejo.”

O Neo-escotismo é um escotismo que diz que está moderno, mas não tem mais atrativo aos jovens, roupas comuns, atividades que todos podem praticar sem ter o ônus de seguir um código de conduta rígido.

O uniforme foi abandonado com um discurso de acessibilidade, medida a qual se mostrou sem eficácia, pois as alternativas apresentadas se mostraram tanto ou mais onerosas que o uniforme tradicional. Os jovens ainda se atraem pelas fardas e uniformes, conforme foi mostrado pelos pedagogos do DARE America quando pesquisavam o melhor profissional para aplicar seu programa de prevenção.

Sob uma bandeira de segurança e zelo envolvem seus jovens em uma redoma de cuidados excessivos levando a uma juventude cheia de manhas e desejos egoístas.

Deixaram o sistema de conquista de etapas criado pelo fundador para levar os jovens a uma crença de que pouco valem as conquistas, pois foram incapazes de compreender e vivenciar a grande ferramenta que ela significa.

Deixam Deus como uma parte latente do método, confundem crença com Deus e aceitam pessoas sem ligação com o Pai como iguais, mesmo tendo o fundador deixado claro que sem Deus não há escotismo.

Com todas estas deturpações, hoje estas associações estão com o efetivo em queda, não atraindo mais os jovens e repelindo os adultos que já integram suas fileiras.

Até quando vamos modificar as criações quase perfeitas de grandes homens, para podermos, por questões de vaidade, colocarmos nosso nome na história.

O escotismo tradicional


O Escotismo tradicional se baseia nos escritos originais do fundador, que por seu grande conhecimento e vivência conseguiu agregar fundamentos pedagógicos e filosóficos, colocando-os em um método conhecido como Método Escoteiro ou puramente Escotismo.


O Escotismo tradicional mantém sua imagem, a qual faz parte da cultura mundial, com seus membros utilizando uniformes no padrão militar, com adornos tipicamente escoteiros como o lenço e seus distintivos próprios, atraindo o jovem a um mundo de conquistas e desafios.

Os tradicionais acreditam no sistema de conquista de etapas, onde o jovem é estimulado a transpor uma série de desafios a ele apresentado, e como reconhecimento da sua superação lhe é conferido uma série de distintivos que reconhecem o esforço, esforço esse que foi adequado as suas condições, sociais, físicas, intelectuais e espirituais.

Mesmo sendo tradicionais, os escoteiros não deixam de utilizar tudo que a tecnologia lhes confere, desde que essa venha para o crescimento, pois o bom escoteiro é forjado em meio à natureza da forma mais pura e rústica possível.

Queremos assim nos ligar mais diretamente, e puramente, com nossos antepassados que fizeram a história e contribuíram para a formação das bases morais de pessoas, povos e nações.

O escotismo

Baden-Powell escreveu no periódico The Scouter algumas palavras para pensarmos.

O objetivo é fazer de nossa raça uma nação de trabalhadores energéticos e capazes, bons cidadãos, seja para a vida na Inglaterra ou ultramar.O melhor princípio para este fim é conseguir com que os jovens aprendam por eles mesmos dando-lhes um currículo atraente, em lugar de martelá-los com alguma forma de instrução de "moer os ossos". Temos de lembrar que a maioria dos jovens estão cansados com horas de escola ou seminário, e o nosso treinamento deve, portanto, ser em forma de recreação e ao ar livre sempre que possível. Esse é o objetivo de nossos distintivos e jogos, nossos exemplos e padrões.
Se você ler do princípio ao fim o Scouting for Boys mais uma vez, com o Grande Objetivo diante de você, verá o significado mais claramente. E o grande objetivo significa não só a prática de "contribuir e fazer" com seus próprios dirigentes, mas também com outras organizações que trabalham no mesmo sentido.Em um grande movimento para um grande objetivo não há lugar para pequenos esforços pessoais, temos que afundar idéias menores e nos abraçar em uma grande associação para lidar efetivamente com o todo. Nós Escoteiros somos jogadores de um mesmo time com a Boys's Brigade (Brigada de Jovens), Church Lads (Rapazes da Igreja), YMCA (Young Man Chisthian Association – Associação Cristã de Moços), Departamento de Educação e outros.
Cooperação é o único modo de se obter sucesso.

Maio de 1910.

Desta maneira, da forma descrita por B.P que o escotismo cresceu no seu início, os jovens que por este método passaram foram Presidentes, grandes empresários e pessoas de destaque em sua comunidade e nação.
O escotismo transcende o tempo, o espaço, as culturas e as religiões se fazendo um grande e verdadeiro elo entre os homens.