Estamos nos últimos tempos em uma guerra velada, da União dos Escoteiros do Brasil contra todas as associações legalmente constituídas no Brasil.
Durante vários anos usaram de informações no mínimo duvidosas com o intuito de frear as pessoas que gostariam de praticar o escotismo fora de seus muros. Utilizaram leis sem valor nenhum para os dias atuais para não deixar que pessoas de boa fé praticassem o escotismo e se associassem a outras para tal.
Há uma década várias pessoas foram se juntando para praticar o escotismo da forma que aprenderam na própria UEB e da forma ensinada em seus cursos, mas a partir do momento que negaram seguir suas regras e estabeleceram suas entidades foram tidas como persona non grata por eles.
Tenho um episódio interessante que passei a um tempo atrás, em uma reunião na Câmara Federal para a possível formação de uma frente parlamentar escoteira, me fiz presente mais dois chefes, nesta ocasião estávamos representando os escoteiros tradicionais e o Programa Juventude Sempre Alerta da PMDF. Nesta ocasião em reunião presidida pelo Deputado Otávio Leite do PSDB-RJ, o deputado se colocou totalmente do lado da UEB deixando que estes se intitulassem os supremos do escotismo nacional, tomei a palavra e me apresentei e disse a que tinha vindo, momento que o Pres. da UEB se declarou o único que poderia ser chamado de escoteiro seria ele e os seus, neste momento o Dep. do PSOL que estava no local repreendeu o referido presidente falando da importância da pluralidade. Após esta reunião vimos que alguns PL que privilegiavam apenas a UEB foram desencavados, e tudo que poderia simplesmente citar o escotismo citava somente a UEB, deixando de lado as demais associações nacionais.
Ficando claro o interesse deste deputado em privilegiar somente esta instituição que pretende fazer seu acampamento nacional na cidade do Rio de Janeiro.
Muitas associações estão lutando para tirar estes pequenos lixos, nas leis Brasileiras e mostrar como um representante do povo deve agir.
Então temos que ver muito bem as atitudes de alguns representantes e saber bem em quem iremos votar no próximo pleito e a quem estamos nos associando.
Vamos continuar a trabalhar pelos competentes.